Em vários casos, ao contratar um serviço de controle de pragas profissional os clientes não sabem exatamente o que esperar ou cobrar da empresa contratada. Pensando nisso, procuramos resumir alguns pontos essenciais para um controle efetivo de pragas e para você receber exatamente o serviço que contratou, preservando sua empresa e evitando colocar em risco a sua saúde, a da sua família e dos seus clientes.
Para cada praga existem formas de controle diferenciadas, podendo variar desde o produto utilizado, e a técnica a empregar. Há situações em que as aplicações são feitas apenas nos rodapés, em outras são necessárias aplicações no rodapé e roda-teto ou até mesmo feitas por perfuração e injeção.
Há diferença ainda no tipo de inseticida a ser usado e qual a praga deve ser controlada. Inseticidas que combatem baratas não afetam necessariamente escorpiões, por exemplo. Fique atento para empresas que não levam em conta a praga a ser controlada no momento de fornecer um orçamento de desinsetização. Isso pode indicar que a empresa faz o mesmo controle para todos os tipos de pragas, o que não é efetivo na maioria dos casos.
Em situações mais específicas, a empresa deve preocupar-se em fazer visitas ao cliente. É sempre essencial que a empresa levante informações para determinar qual o inseticida e a forma de aplicação mais apropriada para o tipo de praga e ambiente.
Algumas pessoas acreditam que inseticidas de desinsetização tem cheiro forte e isto não é verdade. Atualmente os inseticidas de qualidade, que deixam no ambiente efeito residual, são quase inodoros. Saiba ainda que determinadas empresas que não se preocupam com o ambiente, fazem misturas que contém apenas querosene, deixando um cheiro forte após a aplicação mas que não tem nenhuma efetividade.
Existem sim produtos com cheiro forte, mas em geral eles não são utilizados por serem mais tóxicos ao ser humano, não tendo efeito residual, causando maiores transtornos ao cliente, porém, por terem um valor menor, muitas desinsetizadoras priorizam esse tipo de produto. Mais uma vez, percebemos que o baixo custo acaba sendo associado à baixa qualidade no serviço.
O tempo e a forma como é preparada a calda também podem influenciar nos resultados. Peça que a empresa faça a mistura do inseticida com o diluente na hora da aplicação. Assim você já irá se certificar de que o inseticida utilizado é de qualidade. Muitas empresas dizem que usam produtos de grandes fabricantes quando, na verdade, usam venenos de qualidade duvidosa ou até mesmo caseiros. Se a empresa disser que levará a embalagem do produto para lhe mostrar, não aceite! Uma embalagem vazia não prova nada. Além disso, depois de misturado, o inseticida pouco a pouco vai perdendo sua eficiência.
Cuidado com garantias muito longas. Grandes fabricantes e fornecedores de produtos de desinsetização de qualidade não oferecem mais do que 3 meses em seus produtos para o controle da maioria das pragas.
Hoje, grande parte das desinsetizadoras oferecem seis meses de garantia nos serviços de desinsetização. Isso porque, na verdade, durante os três primeiros meses o inseticida está realmente agindo de maneira efetiva, depois desse período a efetividade dos produtos diminui e o número de pragas pode começar a aumentar. Normalmente, enquanto a infestação de pragas estiver baixa você não irá perceber a presença delas, mas quando a infestação aumentar significativamente as pragas ficarão notáveis outra vez. Esse aumento é gradual e geralmente leva um tempo, totalizando na maioria das vezes, os seis meses de garantia, dado por certas empresas de desinsetização. O problema disso é que, os clientes que não tenham um contrato com uma empresa que esteja avaliando mensalmente sua situação, realizando somente a desinsetização a cada seis meses, acabam por se sentirem protegidos, enquanto na verdade sua saúde, higiene e bem-estar podem estar comprometidos sem que percebam.
Quem tem animais de estimação muitas vezes fica com medo de contratar uma desinsetização. Nesse sentido, uma série de cuidados devem ser tomados pela controladora de pragas. Para realizar a desinsetização há necessidade de cuidados maiores, além de isolar a área até a secagem do produto. Após a secagem, inseticidas de bons fabricantes se cristalizam e são difíceis de serem removidos, mesmo com o uso de água ou com a lambida de animais.
Por fim, o cliente deve manter o animal afastado no momento da aplicação do produto de desinsetização , para que ele não veja os locais e não fique curioso. Essas ações conjuntas, fazem com que a aplicação seja perigosa apenas para as pragas. Vale lembrar que algumas dessas dicas partem da premissa que a desinsetizadora utiliza produtos de qualidade.
Esse público necessita da aplicação de inseticidas menos agressivos e apropriados para este fim. Existem hoje inseticidas e iscas para desinsetização usados especificamente nesses casos que, apesar de mais caros, são essenciais para o bem-estar dessas pessoas.
Av. Sertório, 4005 – Jardim São Pedro - CEP 91040-621- Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3393-5500 / 99377-4702 - E-mail: wt@wtambiental.com.br